-
Arquitetos: Arquitectonica
- Área: 70113 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Robin Hill
-
Fabricantes: Armstrong Ceilings, BANDALUX
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta torre flutua sobre um novo parque junto ao mar. É a primeira de uma nova geração de torres residenciais na Baía de Biscayne, sendo parte de uma sociedade público-privada que tem como intenção aumentar o valor da frente da baía.
Com a construção de Icon Bay, abre-se um bairro, que não tinha saída ao mar. Também vincula outros lugares com um corredor público, participando na iniciativa Biscayne Line.
A experiência está parcialmente aberta ao céu, e parcialmente dentro de uma entrada de proporções monumentais. Seguindo o estilo local, as vistas para a baía são emolduradas.
As varandas do edifício se dobram aleatoriamente ao longo das fachadas. Estas criam um padrão de luzes e sombras. Parecem emular o vento ou responder às ondulações do oceano. A fachada texturizada rompe o estilo arquitetônico do contexto, num desenho de grande gabarito.
Com a profundidade variável de cada varanda, são gerados dramáticos mirantes em suas pontas, criando uma experiência como se estivesse na proa de um barco.
Elevadores privados servem cada apartamento. Isto permite um fluxo, por meio das unidades, com a baía e com as vistas à cidade, assim como ventilação cruzada.
Icon Bay combina a inovação em desenho urbano com os valores da sustentabilidade contemporânea. Incorpora o benefício público ao planejamento residencial responsável.